Ter um canal no YouTube e fazer upload de vídeos é uma tarefa fácil (que nós te explicamos neste post), mas conciliar conteúdo com engajamento para fazer seu canal ter cada vez mais visibilidade já é um outro passo do processo.

O número de pessoas que procura e assiste conteúdo no YouTube aumentou triplicou no último ano. Mas também, a quantidade de pessoas que está colocando conteúdo online também teve aumento, por isso, vamos te dar algumas dicas para conseguir engajar ainda mais o seu material.

1. O título

 

O título é um dos passos mais importantes para um bom engajamento. As pessoas atraem-se inicialmente pelo título do vídeo, então não adianta nada você ter um vídeo excelente se o título não chama atenção e não expressa a qualidade do conteúdo.

Um título bacana pode ser o ponto ideal para aumentar a visibilidade dos seus vídeos. Porém, é importante que o título converse com o conteúdo do vídeo. Não é funcional escrever um título só porque é interessante, mas que não tenha relação com o conteúdo. 

 

2. A miniatura (thumbnail)

 

A maior parte das pessoas não dá importância para esse item, mas o thumbnail é muito relevante para atrair a atenção dos telespectadores. O papel das miniaturas é complementar o título e tornar ainda mais interessante para quem está buscando aquele tipo de conteúdo.

Sua imagem para a miniatura precisa ter tamanho adequado, boa resolução, ser criativa e expressar o conteúdo do vídeo.

 

3. Descrição do vídeo 

 

Além do SEO, a descrição também é muito importante, tanto para dar uma prévia do conteúdo completo que será tratado no vídeo, assim como, para conseguir engajamento em todas as suas redes sociais associadas ao canal, fazendo com que o espectador às visite pelos links na descrição.

Quando você facilita o seu contato com o público a chance de você ganhar credibilidade aumenta. E também possibilita que você conquiste os espectadores, que podem tornar-se fãs e acompanhar o seu conteúdo assiduamente.

Lembre-se também da importância do uso de palavras-chaves para ajudar o seu vídeo a rankear. Não deixe uma descrição genérica para todos os vídeos, somente os links e caixas postais.

 

4. Seja direto

 

Um fato é que cada vez as pessoas têm menos tempo. Por isso, seja direto. Se você começa a enrolar muito em torno do assunto e não entregar o conteúdo prometido, a pessoa não vai assistir o vídeo todo, o que te atrapalha no algoritmo do YouTube, e provavelmente não vai trazer os espectadores de volta para assistir mais conteúdo.

Não existe tempo máximo ou mínimo, esse fator depende do seu público, objetivo e do tipo de conteúdo que você fornece. Porém, é necessário ter bom senso e empatia na hora de gravar e editar o vídeo para que não fique cansativo e chato.

 

5. Utilize SEO nos vídeos 

 

O SEO te ajuda a aumentar o tráfego orgânico e no YouTube não é diferente. Aliás, se você pensar que diferente do Google, no YouTube a maioria das pessoas não pensa em SEO ao produzir conteúdo, se você se atentar a isso sairá na frente da concorrência.

Para realizar o SEO é extremamente importante pensar nas palavras-chaves, nas tags relacionadas, no nome original do arquivo e outros pontos que te ajudam a rankear o seu vídeo e o tornar relevante na busca.

 

6. Divulgue seus vídeos

 

Para elevar o alcance dos seus vídeos é muito importante fazer uso de uma das armas mais importantes que temos hoje em dia: as redes sociais. Divulgue o seu conteúdo para que ele possa chegar a mais pessoas.  

 

7. Estimule a interação 

 

Um fator crucial para que os espectadores voltem é a interação. Converse, pergunte, queira saber o que eles estão achando do conteúdo, peça sugestões. Mais do que buscar conteúdo, as pessoas gostam de sentir que fazem parte e que serão ouvidas por alguém que admiram, de certa forma.

 

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