Antes de entender como conseguir mais engajamento com o seu público, é importante saber o que significa isso. Engajar é fazer com que o público se interesse e seja atraído pelo seu conteúdo/produto. Essa prática é imprescindível para convencê-lo que você é a melhor opção.

Atualmente, as redes sociais são um dos mais importantes polos de venda/divulgação. A maioria das pessoas busca informações e relevância de empresas, profissionais e influenciadores nas mídias.

 

6 dicas para aumentar o engajamento 

  • Use hashtags

 Para conseguir engajamento é preciso ter visibilidade dentro do seu público de interesse. E por isso, o uso de hashtags ajuda muito nesse processo.

O Instagram agrupa as publicações que fazem uso de hashtags. Sendo assim, se o seu perfil for desbloqueado ou comercial, quando os usuários pesquisarem pela hashtag a sua publicação automaticamente aparece. E com a nova atualização, também é possível seguir uma hashtag específica que aparece no feed, como a publicação de um perfil. 

  • Use o stories

 Muitos dos usuários do Instagram utilizam fielmente o stories, e alguns, até o visualizam mais do que o próprio feed. Além disso, o stories disponibiliza de ferramentas que ajudam a aumentar a visibilidade e estimular o engajamento da marca, como: localização, enquetes, emojis e hashtags. Use como uma forma de promover a sua marca/persona e interagir com os seguidores. 

  • Mantenha a qualidade do conteúdo

 O público interage com as marcas quando sentem que aquele conteúdo acrescenta e é útil para ele de alguma forma. Então, é imprescindível oferecer conteúdo de qualidade para gerar interesse e atrair pessoas ao seu perfil, além de estimular a interação. Afinal, somente interagimos com aquilo que nos interesse e agrada. 

  • Publique no melhor horário

 

É necessário analisar em quais horários o seu público está mais ativo nas redes sociais e fazer as postagens dentro deles. Assim, você consegue potencializar as interações. Para fazer essa análise, pode ser usado os próprios relatórios estatísticos do Instagram ou algum dashboard de ferramenta de gestão, por exemplo.

Para os horários de publicação, existem algumas ferramentas de automação para Instagram que possibilitam o agendamento das publicações. Isso ajuda a definir e seguir um horário específico.   

  • Interaja com seus seguidores

 Manter um relacionamento com os seus seguidores é algo extremamente importante e, de certa forma, esperado por eles. Quando você responde os comentários, curte e tira as dúvidas passa mais credibilidade para a sua marca.

As ferramentas de automação também ajudam na interação. O Bume é um bom exemplo neste caso, uma vez que envia directs automáticas quando você recebe novos seguidores, e também interage curtindo publicações esporadicamente do seu público. 

  • Poste com frequência e seja direto

 Quando as pessoas seguem seu perfil, elas esperam ver suas postagens. Se você fizer publicações esporádicas, além de não acrescentar ao público, vai diminuir significativamente o seu engajamento. Então, você precisa se fazer presente.

O raciocínio é lógico e simples: quanto menos você posta, mais os seguidores começam a esquecer do seu perfil e interagem menos. O resultado pode ser até uma baixa exibição das suas publicações nos feed dos seus seguidores. E não queremos isso né?

E por fim, mas não menos importante, seja direto. Todos os dias milhares de marcas bombardeiam os clientes com mensagens de anúncio, o que significa que você tem poucos segundos para ganhar a atenção dos seus seguidores. Por isso, é importante colocar a mensagem certa, na frente do público correto. Conheça e entenda quem é o seu público alvo, senão nenhuma dessas dicas vai funcionar.

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